O que são Ratos de Telhado?

desratização em sp

Categorias:

desratização em sp

Os ratos de telhado são uma ameaça que muitos não conhecem e só ouvem falar quando a infestação já aconteceu. Conhecer esse tipo de praga urbana e saber identificar seus sinais é essencial para se proteger e proteger seu ambiente. 

Hoje, vamos entender mais sobre a espécie, suas particularidades e como fazer o controle dos ratos de telhado. Então, vem com a gente e saiba como acabar de ver com esses invasores indesejados nos telhados e forros.

O que são ratos de telhado?

Os ratos de telhado, ratos de forro, ratos de navio ou, pelo nome da sua espécie, rattus rattus, são uma espécie comum de invasor urbano. Chegou aqui, no Brasil, através das caravelas dos portugueses a muito tempo atrás. Ou seja, essa praga urbana anda entre nós desde o início da colonização brasileira. Há muito tempo, correto?

Os ratos de telhado são chamados assim porque costumam escalar e buscar abrigo em telhados e forros. E é também por isso que os ratos de telhado se tornam uma ameaça fácil de ser encontrada em casas. Quando menos se espera, já existe uma infestação no telhado.

Quais as características dos ratos de telhado?

As principais características físicas dos ratos de telhado são:

  • Peso de aproximadamente 300g;
  • Orelhas grandes;
  • Até 20 cm de comprimento em ratos adultos;
  • Patas com membranas interdigitais;
  • Pelo fino que pode variar da cor cinza ou preta;
  • Cauda fina de até 25 cm;

 Quanto ao estilo de vida e hábitos dos ratos de telhado podemos citar:

  • Possui ciclo de desenvolvimento que varia em até 75 dias;
  • Vive em média 1 ano;
  • Tem hábitos noturnos além de escalar paredes, telhados, portas e janelas;
  • Sempre andam em grupo;
  • Os ninhos podem ser encontrados em sótãos, forros, depósito, telhados, calhas, arbustos, frestas…
ratos de telhado

Espécies de rato que podem invadir o seu ambiente

Mas não é só com o rato de telhado que precisamos tomar cuidado. Existem outros tipos de roedores que também adentram ambientes urbanos e que podem ser um grande problema para você e sua família. Vamos ver alguns deles e quais as diferenças para os ratos de telhados.

Ratazana

A espécie comumente chamada de Ratazana é, na realidade, o Rattus Norvegicus. Se o rato de telhado é um grande problema, uma infestação de ratazanas é ainda pior. Comumente, essa espécie é encontrada em colônias em tubulações e no subsolo. É bastante agressiva e perigosa, já que pode atacar, morder e passar doenças sérias.

Camundongo

Mais uma espécie muito comum encontrada dentro de residências. O Camundongo, ou Mus Muscullus se dá bem nesse tipo de ambiente. É uma espécie de rato muito pequeno, chegando a medir apenas 8 cm e pesar por volta de 20 gramas. O Camundongo também pode chegar a viver por 1 ano. É uma espécie menos temida, mas igualmente incômoda quando encontrada dentro de casa

Essas são duas espécies que contrastam muito com os ratos de telhado, mas que também podem provocar doenças e prejuízos para o local em que estão. Todas as espécies procriam com facilidade, portanto podem infestar rapidamente o local.

Quais os principais sinais de infestação do rato de telhado?

Os principais sinais de infestação de ratos de telhado são:

  • Barulhos semelhantes a passos humanos no telhado ou forro, sons de pequenas corridas ou de coisas caindo (não é nenhum fantasma, provavelmente são ratos de telhado);
  • Móveis, objetos, mantimentos ou caixas roídas ou esburacadas de forma estranha e/o sem explicação;
  • Manchas em paredes, móveis ou no chão, que se trata em realidade da sujeira dos ratos que, ao passar por ali continuamente, acabam deixando manchas;
  • Odor desagradável vindo do telhado ou do forro, geralmente, é muito parecido com amoníaco que vai aumentando junto com a infestação de ratos de telhado.

Como fazer o controle dos ratos de telhado?

Percebeu algum desses sinais ou até mesmo viu um rato andando pelo telhado ou forro da casa? Bem, o controle dos ratos de telhado pode variar dependendo do nível da infestação. De forma geral, um profissional desratizador precisa ser contratado para realizar o serviço.

A técnica mais utilizada é a isca química, que funciona com ação lenta, matando todos os indivíduos da ninhada. Isso porque o roedor consome a isca e, depois de um tempo, morre já dentro da ninhada.

Ratos de telhado são muito inteligentes. Quando um indivíduo come da isca e morre de forma instantânea, os outros membros da ninhada já não vão consumir a mesma isca.

desratização

Como evitar ratos de telhado?

Para evitar os ratos de telhado, siga as seguintes dicas:

  • Mantenha forros e telhados bem tampados, da melhor forma que você conseguir, para não facilitar a entrada desses invasores;
  • Alimentos de animais precisam se estocados com cuidado, para não servirem de alimento para ratos de telhado;
  • Mantenha a casa, o jardim, quintal e varanda sempre limpos e arrumados;
  • Faça uma inspeção em forros e telhados sempre que possível;
  • Jogue sacos de lixo fora do ambiente da sua casa para não atraírem roedores até o local.

Desratização de qualidade para você

ratos invasao
O que são Ratos de Telhado? 6

Ratos de telhado podem procriar rapidamente. Uma infestação pode acabar com seus móveis e objetos, além de que esses roedores transmitem uma infinidade de doenças. Portanto, recorra imediatamente a uma desratização para te livrar do problema de uma vez por todas.

A Ajax Dedetizadora e Desratizadora  atende  24 horas/ 7 dias na semana. Ela está presente nas principais regiões de São Paulo e está pronta para atender ao seu chamado.

Se você está precisando de profissionais para desratização, entre em contato com o atendimento imediatamente pelo telefone (11) 4114-6060.